Períodos gregos.

750-500 AC: Período Arcáico

Com o final da Idade Média, as comunidades tribais começaram a crescer como as primeiras Cidades-estado, nas quais Corinto e Esparta já se destacavam com importância. O comércio cresceu, trazendo aos gregos contatos com os fenícios, cujo alfabeto eles adotaram. A capacidade de ler e escrever se espalhou rapidamente e os grandes poemas épicos, A Ilíada e A Odisséia, foram os primeiros a serem escritos. Esta foi uma era de enorme desenvolvimento na literatura, artes, política, filosofia e ciência, culminando no nascimento da democracia em Atenas em 510 a.C.

500-336 a.C.: O Período Clássico

As Guerras Persas de 490-480a.C. foram o momento central deste período, pois ajudaram a criar o reconhecimento da identidade grega e definiram o cenário para as grandes realizações culturais que viriam depois – principalmente em Atenas. O Drama grego floresceu. Em 449a.C. começou a construção do Partenon na Acrópole de Atenas. Em 385a.C., Platão fundou a primeira universidade, A Academia. Para o final do Período Clássico, a unificação da Grécia e a expansão começaram sob o reinado do Rei Felipe e seu filho Alexandre, O Grande.

336-146 a.C.: O Período Helenístico

Quando Alexandre, o Grande morreu sem herdeiros em 323 a.C., a guerra começou entre os seus generais. O império da Macedônia se dividiu em quatro estados, governados independentemente. A era helenística estava caracterizada pelo crescimento das grandes cidades, como Alexandria no Egito, e o florescimento do comércio internacional. Em 146 a.C., os romanos conquistaram a Macedônia e todo o território helenístico foi sujeito ao governo romano. Foi o fim do antigo império grego.

Lívia Jeanne

Nenhum comentário:

Postar um comentário